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22/10/2021

Como criar uma marca do zero em 7 passos

 Como criar uma marca do zero em 7 passos

Como criar uma marca do zero
 

Criar uma marca que se destaque na multidão não é tarefa fácil.

Que cara eu devo dar à minha marca? Que sentimentos eu quero que minha marca desperte nas pessoas? Será que meu público-alvo vai se identificar com ela?

Até quem está apenas começando a pensar em como fazer um produto ou serviço alcançar o público ideal já deve ter percebido que não tem como fugir dessas perguntas.

Se você só tem uma ideia de negócio nas mãos e mais nada, ou se você quer promover sua marca já existente, este artigo é para você: aprenda como criar uma marca e desenvolver uma identidade para que sua loja virtual tenha bastante força e impacto no mercado.

Mas o que é uma marca?

Uma marca não é apenas um nome legal e um logotipo bonito que diferenciam seu negócio em um mercado competitivo.

Sua marca também é definida pela forma como as pessoas enxergam você ao interagir com seu negócio — e aqui incluímos tanto as impressões que você consegue influenciar quanto as que estão fora de seu controle.

Se você parar para pensar, as pessoas também têm marcas. Cada um de nós tem nome, rosto, estilo e forma de se expressar diferentes, e nós causamos impressões únicas nas pessoas.

Da mesma forma, as empresas têm nome, produtos, logotipos, cores, fontes, linguagem e reputação que devem gerenciar. Esses elementos compõem a identidade das empresas e afetam a forma como elas são vistas pelos consumidores.

Não é possível construir uma marca sem consistência, e à medida que você expandir a marca para todas as áreas de seu negócio, essa consistência deve ser mantida. Mas, antes de mais nada, você precisa definir qual será a imagem de sua marca e que tipo de sentimento você quer causar nas pessoas.

Como criar uma marca

O processo de criação de uma marca pode ser feito em 7 passos:

  1. Analise seu público-alvo e seus concorrentes
  2. Defina o foco e a personalidade
  3. Escolha o nome de sua empresa
  4. Crie um slogan
  5. Defina a identidade visual
  6. Crie seu logotipo
  7. Use sua marca em toda a empresa

Mesmo que mais à frente você mude de ideia e queira fazer ajustes, é fundamental levar em conta cada um desses passos na hora de definir a identidade de sua marca.

Vamos começar preparando o terreno para que você desenvolva sua marca.

1. Analise seu público-alvo e seus concorrentes

Antes de tomar qualquer decisão sobre sua marca, procure entender o mercado atual ou, mais especificamente, quem são seus clientes potenciais e seus concorrentes.

Durante sua pesquisa, observe:

  1. Quem são seus clientes “mais à mão” — aqueles para quem você conseguiria vender com mais facilidade;
  2. Quem são os principais concorrentes que vêm à cabeça — as marcas que estão estabelecidas e são muito conhecidas no mercado;
  3. Como seus clientes se comunicam e sobre o que falam — que interesses eles têm e qual linguagem usam para expressar esses interesses

2. Defina o foco e a personalidade

A máxima do “não dá pra agradar todo mundo” é ainda mais importante no mundo dos negócios, principalmente quando se trata de uma loja virtual que está apenas começando.

Para você que está aprendendo como criar uma marca, é importante encontrar um foco e deixar que ele sirva de base para todos os demais elementos integrantes da marca ao longo do processo de criação.

Qual é o posicionamento de sua marca no mercado?

O posicionamento de marca consiste em estabelecer de forma clara o que você oferece ao público, de forma que seu produto ou serviço fique gravado na cabeça dos consumidores.

3. Escolha o nome de sua empresa

ependendo do tipo de negócio que você abrir, o nome que você escolher para sua empresa será de muita ou pouca importância. Como já dissemos antes, uma marca é muito mais do que o nome. A personalidade, as ações e a reputação de sua marca são realmente o que dará significado a ela no mercado.

Mas, sendo dono de uma empresa, um dos primeiros grandes compromissos que você tem é criar o nome, porque ele terá impacto no logotipo, domínio, marketing e também no registro da marca, caso você opte por esse caminho (é mais difícil registrar nomes genéricos de marca que literalmente descrevem o que você vende).

  • Invente uma palavra, como Häagen-Dazs (a marca americana inventou um nome que parecesse dinamarquês para soar mais sofisticada);
  • Crie uma nova associação para uma palavra, como Apple (maçã) para computadores;
  • Use uma palavra sugestiva ou metáfora, como Oi (empresa de telefonia);
  • Faça uma descrição literal (e fácil de ser imitada), como Telefonica;
  • Altere a grafia de uma palavra ou expressão, como Kibon (que bom);
  • Use as iniciais de um nome mais longo, como SBT (Sistema Brasileiro de Televisão);
  • Combine palavras para formar uma nova, como Bradesco (Banco Brasileiro de Descontos S.A.).

4. Crie um slogan

Um slogan atrativo é um recurso muito valioso para colocar na sua bio do Twitter ou do Instagram, no cabeçalho do seu site, no seu cartão de visita, ou em qualquer outro lugar onde você precise causar um grande impacto com poucas palavras.

5. Defina a identidade visual

Não dá para pensar em como criar uma marca de sucesso sem pensar na identidade visual. Depois de decidir pelo nome, é hora de pensar em como representar visualmente sua marca, ou seja, com as cores e as fontes mais apropriadas.

Escolhendo as cores

As cores não apenas definem a aparência da sua marca, mas também transmitem o sentimento que você quer comunicar e mantêm a coerência da marca em todas as ações da empresa.

6. Crie seu logotipo

Quem está aprendendo como criar uma marca fica logo na ânsia de pensar em um logotipo. E há uma boa razão para isso; afinal, o logotipo é a “cara” da sua empresa e vai representá-la em todas as ocasiões.

7. Use sua marca em toda a empresa

Ao incorporar sua marca em todas as áreas de seu negócio, você consegue contar a história de sua marca de forma mais coerente.

Você evolui, e sua marca também

Criar uma marca não é só fazer um logotipo ou um slogan, e o trabalho não termina quando seu negócio abre as portas. Você precisa manter a presença e a coerência de sua marca nas interações com os clientes, desde o tema que você escolhe para a loja virtual, as campanhas de marketing que você lança, a forma com que gerencia o atendimento ao cliente, até o envio de produtos.

À medida que mais clientes começarem a conhecer sua empresa e a interagir com ela, você aprenderá a adaptar e evoluir sua marca para que essa troca seja ainda mais bem sucedida.

Fonte: https://www.shopify.com.br/blog/como-construir-sua-propria-marca-do-zero