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20/01/2022

Descubra em (8) passos como montar uma fábrica de chinelos

Os chinelos fazem parte da cultura dos brasileiros e são usados, todos os dias, por milhões de pessoas. Além disso, fatores como a demanda por sandálias personalizadas têm levado muitos indivíduos a desejar empreender neste mercado.

Apesar deste desejo, a grande maioria das pessoas simplesmente não sabe por onde começar e não tem a menor ideia de como montar uma fábrica de chinelos. Na verdade, boa parte dos empreendedores nem tem certeza se este é mesmo o melhor caminho para entrar neste mercado.

Dada esta realidade, decidimos preparar este artigo para apresentar a você o passo a passo para montar uma fábrica de chinelos. Leia nosso conteúdo e descubra se esse é de fato o melhor empreendimento para você!

 

  1. Entenda o mercado

 

Quando pensamos em negócios de sucesso, e no crescimento de grandes empresas, é fácil chegar a conclusão de que fatores como a motivação são de grande importância. Afinal, sem uma liderança engajada, um negócio não tem como sair do lugar.

A grande questão é que, por mais que a vontade de vencer e a motivação de fato sejam importantes, um empreendedor não pode se focar apenas nelas e deixar de lado o conhecimento necessário para abrir sua empresa.

Por esse motivo, antes de montar uma fábrica de chinelos, cabe ao empreendedor a tarefa de verificar se já existem negócios do tipo operando em sua região. Caso a resposta seja positiva, isso não significa necessariamente que a abertura da fábrica é inviável, mas ele vai precisar ter um diferencial ainda mais claro, para se destacar de seus concorrentes.

Além disso, nem sempre abrir uma fábrica é a melhor opção. Comprar chinelos no atacado ou implementar o private label podem ser soluções mais acessíveis e eficientes.

Em todo o caso, neste primeiro momento, cabe ao empreendedor a tarefa de desenvolver um plano de negócios bem estruturado que considere todos estes fatores.

 

 

2. Cuide das questões burocráticas

 

Todas as empresas que atuam em território nacional precisam lidar com encargos e impostos. Por essa razão, um dos pontos mais relevantes, quando pensamos em como montar uma fábrica de chinelos, são as questões burocráticas.

Em primeiro lugar, o empreendedor precisa fazer uma pesquisa na prefeitura, da cidade onde deseja abrir a fábrica, para verificar as áreas em que este tipo de negócio pode ser instalado. Depois que este processo é encerrado, ele precisa pedir uma série de autorizações a órgãos como a prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

O empreendedor ainda precisa registrar a empresa em uma junta comercial e decidir qual será a sua natureza jurídica. Levando em consideração fatores como a incidência de impostos, e até mesmo a facilidade para pagá-los, o Simples Nacional costuma ser a melhor opção para negócios que estão começando.

Vale ressaltar que, para que a empresa evite problemas com instituições como a Receita Federal, a sua gestão de tributos e encargos trabalhistas deve ser feita de maneira eficiente. O que exige os serviços de um time de contadores especializados.

 

3. Invista na aquisição de máquinas

 

Além dos gastos relacionados ao cumprimento das burocracias e dos custos com o aluguel — ou com a aquisição — de um ponto comercial para montar a fábrica de chinelos, o empreendedor também precisa investir na compra das máquinas e dos equipamentos necessários para a produção de sandálias e chinelos.

Nesse momento, cabe ao empreendedor optar entre adquirir máquinas de segunda mão — que costumam ser mais baratas e um pouco menos confiáveis — ou máquinas novas, que são mais confiáveis e contam com garantia, mas tem um valor mais elevado.

O empreendedor — que deseja montar um negócio de sucesso — também precisa considerar que mesmo uma máquina nova requer cuidados de manutenção. O que significa que ele vai precisar escolher entre contratar colaboradores para executar esta tarefa ou terceirizar o serviço a uma empresa especializada.

Além disso, para garantir o capital do negócio, o empreendedor deve considerar os custos com a energia necessária para o funcionamento do maquinário, com suas peças de reposição e até mesmo com os óleos e lubrificantes necessários para as suas rotinas de manutenção.

Considerando estes custos, a compra de chinelos no atacado e a terceirização de sua produção, por meio do private label, podem se destacar como opções mais interessantes para o empreendedor.

 

4. Busque fornecedores confiáveis

 

Por mais avançadas e eficientes que sejam as máquinas, elas não serão capazes de operar sem matéria-prima. É por isso que um dos passos mais relevantes, para se montar uma fábrica de chinelos, é a busca por um bom fornecedor.

Obviamente, o empreendedor precisa buscar por preços que lhe permitam disponibilizar os chinelos, fabricados por ele, a um custo que se encaixe no bolso de seus consumidores. A questão é que um preço menor não deve ser apurado às custas da qualidade.

Se a borracha — usada na produção de chinelos — for ruim, os chinelos feitos por meio dela tendem a afundar rapidamente e a ter pouca durabilidade. Características estas que deixariam qualquer cliente insatisfeito, e que afetariam negativamente a imagem do negócio.

Para evitar este problema, o empreendedor deve optar por comprar matérias-primas de boa qualidade, que podem sim ter um preço mais alto. Uma solução para este problema é a aquisição de uma quantia maior de insumos.

Ao fazer uma compra maior, a fábrica pode obter um desconto e diluir parte de seus custos. Antes de tomar esta decisão, porém, os gestores do negócio precisam verificar se uma compra grande de fato cabe em seu orçamento.

 

 

5. Contrate profissionais

 

Embora o maquinário e as matérias-primas de qualidade sejam indispensáveis, a força de trabalho dos colaboradores não é menos importante. Afinal, eles são os grandes responsáveis por operar os equipamentos e assim transformar matérias-primas — como a borracha — em chinelos e sandálias.

Dada esta realidade, não é erro considerar os colaboradores como ativos da empresa. O líder precisa ter em mente que a produtividade da companhia está diretamente ligada ao engajamento dos colaboradores. Por isso, ele precisa oferecer um ambiente de trabalho adequado para eles.

Além disso, uma vez que os profissionais vão precisar lidar com máquinas, é necessário que eles recebam o devido treinamento. Essa atitude é fundamental tanto para que acidentes sejam evitados quanto para que o colaborador use plenamente a máquina, sem o risco de danificá-la.

É válido ressaltar, porém, que para montar uma fábrica de chinelos, o empreendedor não vai precisar apenas de profissionais para atuar no chão de fábrica. A companhia também vai precisar de pessoal para lidar com funções mais administrativas, como uma secretária e de vendedores.

Isso sem mencionar um time de designers, indispensável para que os chinelos, produzidos pela fábrica, estejam alinhados às tendências do mercado.

 

6. Invista em medidas de segurança

 

Uma pessoa que deseja saber como montar uma fábrica de chinelos precisa ter em mente que, qualquer acidente, ocorrido nas dependências da fábrica, vai estar sob sua responsabilidade. De modo que a companhia pode responder por eles.

Para evitar este tipo de problema, o empreendedor precisa investir tanto em dispositivos de segurança quanto em medidas de capacitação e prevenção de acidentes. É de suma importância que os colaboradores compreendam os riscos a que estão sujeitos, e que eles saibam quais cuidados tomar para garantir sua integridade física e a de seus colegas.

Os empreendedores que atuam com o private label, e aqueles que compram chinelos no atacado, por sua vez, não precisam lidar com estes fatores. O que acaba reduzindo os riscos de sua operação, de modo que eles podem se focar em vender sem preocupações.

 

7. Crie estratégias de divulgação e vendas

 

O empreendedor — que deseja montar uma fábrica de chinelos — precisa ter em mente que, no começo, praticamente ninguém vai conhecer a sua empresa. De modo que ele precisa elaborar estratégias de divulgação e de marketing.

Felizmente, ferramentas como o Facebook ADS e o Google ADS, capazes de impulsionar anúncios, têm o potencial de fazer com que a fábrica chegue a um grande número de pessoas. Além disso, estratégias de SEO bem estruturadas e o uso inteligente de redes sociais também são capazes de divulgar amplamente a nova fábrica de chinelos e seus produtos.

É necessário que líderes tenham em mente, porém, que não existe mágica. E que seus concorrentes também fazem uso de tais ferramentas. Por esse motivo, a empresa precisa desenvolver estratégias de marketing eficazes para promover sua marca.

Para garantir a eficácia deste processo, o ideal é que os líderes da fábrica contem com o suporte de profissionais especializados.

 

 

8. Cuide do envio dos produtos

 

É importante que o empreendedor tenha em mente que, depois que a venda é fechada, ele precisa fazer com que os chinelos vendidos cheguem até o comprador. O que pode ser feito por meio de veículos próprios e de transportadoras especializadas.

Independentemente do modelo de envio, o empreendedor precisa considerar os custos do frete, se eles forem altos demais, o cliente pode simplesmente desistir de fazer a compra. É claro que o dono da nova fábrica de chinelos pode optar por arcar com estes custos, mas essa atitude pode reduzir suas margens, inviabilizando a operação.

Como uma solução, o empresário pode se focar em áreas mais próximas, em que o envio de produtos é mais barato. Uma vez que atrasos no envio podem afetar a imagem da fábrica — mesmo que eles sejam causados por problemas da transportadora — o empreendedor precisa dedicar tempo em busca de um parceiro confiável.

Afinal, assim como ocorre com os fornecedores das matérias-primas, os responsáveis pelo transporte também impactam diretamente a operação da fábrica.

Analisando os pontos que foram apresentados, podemos notar que montar uma fábrica de chinelos é viável, mas que este processo está atrelado a uma série de custos e de responsabilidades que o tornam bastante complexo.

Neste contexto, empresas compram chinelos no atacado, ou que atuam no modelo de private label, acabam tendo uma vantagem. Isso porque, nesse tipo de operação, o empreendedor pode se focar apenas nas estratégias de vendas e no envio, e não precisa se preocupar com as etapas de produção.

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