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17/12/2021

Como criar uma marca do zero?!

Como criar uma marca do zero em 7 passos

 

Criar uma marca que se destaque na multidão não é tarefa fácil.

Que cara eu devo dar à minha marca? Que sentimentos eu quero que ela desperte nas pessoas? Será que meu público-alvo vai se identificar com ela?

Até quem está apenas começando a pensar em como criar uma marca e fazer um produto ou serviço alcançar o público ideal já deve ter percebido que não tem como fugir dessas perguntas

 

1. Analisar seu público-alvo e seus concorrentes

Antes de tomar qualquer decisão, procure entender o mercado atual ou, mais especificamente, quem são seus clientes potenciais e sua concorrência.

Há muitas maneiras de fazer isso:

  • Faça uma pesquisa no Google sobre a categoria de seu produto ou serviço e analise os concorrentes diretos e indiretos que surgirem;
  • Entre em fóruns relacionados ao seu nicho para ver o que as pessoas estão falando e que tipos de produtos são recomendados;
  • Converse com as pessoas que fazem parte de seu mercado-alvo e pergunte de quais marcas elas costumam comprar em seu nicho;
  • Confira perfis de redes sociais ou páginas relevantes que seu público-alvo segue e curte;
  • Faça compras online ou em lojas físicas para ter uma ideia de como seus clientes procuram e compram produtos.

    2. Definir o foco e a personalidade

    A máxima do “não dá pra agradar todo mundo” é ainda mais importante no mundo dos negócios, principalmente quando se trata de uma loja virtual que está apenas começando.

    Para você que está aprendendo a criar uma marca, é importante encontrar um foco e deixar que ele sirva de base para todos os demais elementos ao longo do processo de criação.

    Veja a seguir algumas perguntas e exercícios de branding para que você reflita sobre o foco e tom de sua marca.

    3. Escolher o nome de sua empresa

    Dependendo do tipo de negócio que você abrir, o nome que você escolher para sua empresa será de muita ou pouca importância. Como já dissemos antes, a marca é muito mais do que o nome. A personalidade, as ações e a reputação são realmente o que dará significado a ela no mercado.

    Mas, sendo dono de uma empresa, um dos primeiros grandes compromissos que você tem é criar o nome, porque ele terá impacto no logotipo, domínio, marketing e também no registro da marca, caso você opte por esse caminho (é mais difícil registrar nomes genéricos que literalmente descrevem o que você vende).

    O ideal é um nome comercial que seja difícil de imitar e ainda mais difícil de confundir com outras marcas existentes no mercado. Se você pretende expandir as linhas de produtos futuramente, dê à empresa um nome mais geral. Assim, você evita a armadilha de atrelar o nome da marca ao nome de um único produto específico.

    4. Criar um slogan

    Um slogan atrativo é um recurso muito valioso para colocar na sua bio do Twitter ou do Instagram, no cabeçalho do seu site, no seu cartão de visita ou em qualquer outro lugar onde você precise causar um grande impacto com poucas palavras.

    Tenha em mente que você sempre pode mudar seu slogan à medida que for descobrindo novas perspectivas de marketing. Marcas mundialmente famosas como McDonald’s e Pepsi mudaram seus slogans diversas vezes nas últimas décadas.

    Um bom slogan é curto, contagiante, e causa uma forte impressão.

    5. Definir a identidade visual

    Não dá para pensar em como criar uma marca de sucesso sem pensar na identidade visual. Depois de decidir pelo nome, é hora de pensar em como representar visualmente sua marca, ou seja, com as cores e as fontes mais apropriadas. Este passo vai ser uma mão na roda quando você for criar sua loja virtual.

    6. Criar seu logotipo

    Essa é uma das etapas mais esperadas por quem está começando a criar uma marca. E há uma boa razão para isso; afinal, o logotipo é a “cara” da sua empresa e vai representá-la em todas as ocasiões.

    7. Usar sua marca em toda a empresa

    Ao incorporar sua marca em todas as áreas do negócio, você consegue contar a história de sua marca de forma mais coerente.

    descobrimos que quem compra em uma loja virtual pela primeira vez costuma conferir a missão e o propósito da empresa, com o intuito de entender se a loja defende os mesmos valores (por exemplo, sustentabilidade). Essas pessoas também visitam a página Sobre nós para saber de quem estão comprando e, no caso de clientes com consciência social, para entender como o negócio é administrado.

    Se a sua empresa tem uma história, não deixe de compartilhá-la. Ao descobrir sua história, o consumidor sente mais confiança de que seu negócio é legítimo.

E o que você pode fazer? Apenas dar o seu melhor e fazer com que seu público-alvo se identifique com sua marca. Esperamos que, com este artigo, você agora saiba como criar uma marca e tenha em mãos as ferramentas, o conhecimento e os recursos de que precisa para começar.

 

Fonte:https://www.shopify.com.br/blog/como-construir-sua-propria-marca-do-zero