Como montar uma loja de chinelos! (física e virtual)
Quando pensamos em modelos de negócios que apresentam altas chances de sucesso, a abertura de uma loja costuma ser uma das primeiras opções a surgir em nossa mente. O que é natural, uma vez que sempre precisamos ir a estes negócios para adquirir os itens que usamos em nosso dia a dia.
Neste contexto, dado o crescimento do setor, um número cada vez maior de pessoas tem procurado se informar sobre os procedimentos necessários para a abertura de uma loja de chinelos bem-sucedida.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para informar você a respeito deste tema. Leia o artigo e descubra como montar uma loja de chinelos, seja ela física ou virtual!
Como montar uma loja física de chinelos
É inegável que uma loja física de chinelos é um modelo mais tradicional e conhecido. Afinal, os clientes já estão acostumados a se dirigirem até este tipo de negócio sempre que precisam comprar algo.
Além disso, não são poucas as pessoas que — mesmo sem um forte interesse em adquirir algo — acabam fazendo uma compra depois de observar um produto de qualidade por uma vitrine, ou ao fazer uma visita despreocupada ao corredor da loja.
É necessário ressaltar, porém, que a abertura desse tipo de negócio demanda alguns cuidados muito importantes. Continue a leitura e confira alguns exemplos.
Tenha um plano de negócios
Um dos pontos mais relevantes, quando pensamos na abertura de uma empresa, é o plano de negócios. Obviamente, as lojas de chinelos não são uma exceção a esta regra.
Isso acontece porque o plano de negócios é como um mapa que indica o caminho que a loja precisa seguir para crescer de maneira saudável, e assim apresentar bons resultados ao longo do tempo.
Embora esse documento não seja definitivo, e possa ser ajustado ao longo do tempo, o ideal é que ele seja elaborado o mais completo possível. O plano de negócios precisa apresentar — por exemplo — o investimento inicial necessário para a abertura da loja, o tempo médio até que ela entregue retornos, as suas perspectivas de crescimento e a taxa de lucros que pode ser auferida ao longo do tempo.
Levando estes fatos em consideração, podemos dizer que estudar a estrutura de um plano de negócios é um cuidado indispensável para quem deseja aprender como montar uma loja de chinelos.
Escolha uma área adequada
Outro ponto importante, quando falamos a respeito da abertura de uma loja de chinelos, é a região em que ela será aberta. O que é natural, uma vez que esse fator faz uma grande diferença no desenvolvimento do negócio.
O empreendedor deve ter em mente que áreas menos movimentadas costumam ter um aluguel mais barato. Mas essa vantagem pode ser atenuada pelo número menor de vendas.
Em uma região muito movimentada, a loja pode fazer vendas mais facilmente. Mas, nesse caso, os custos com aluguel serão mais altos. Uma situação que, em alguns casos, pode pesar demais no caixa do negócio, inviabilizando assim a sua operação.
Por esse motivo, cabe ao empreendedor analisar bem a situação e assim optar por um local que lhe forneça um fluxo adequado de clientes, mas com um preço que de fato se encaixe em seu orçamento.
Peça as autorizações necessárias
Mesmo que, no começo, o empreendedor monte uma loja de chinelos pequena, ela ainda é uma empresa. O que significa que precisa seguir as normas, impostas pelo estado, e pedir as devidas autorizações tanto na prefeitura — da cidade em que a loja deve ser aberta — quanto do Corpo de Bombeiros.
Além disso, a loja precisa ser registrada na junta comercial e nos órgãos federais e municipais, para que o lojista possa emitir notas fiscais e pagar impostos.
Caso este cuidado seja deixado de lado, o empreendedor pode ser surpreendido pela visita de fiscais que, além de fechar a loja, podem multá-la. Por esse motivo, o ideal é que o empreendedor siga rigorosamente os processos necessários para a abertura do negócio.
Invista em campanhas de marketing
Outro cuidado fundamental — mas que infelizmente costuma ser ignorado pelas pessoas que desejam saber como montar uma loja de chinelos — é a criação de um plano de marketing. Isso acontece porque é justamente por meio deste plano que as pessoas vão conhecer a loja e chegar até ela.
Nesse contexto, o uso das redes sociais e de ferramentas de anúncios — como o Google ADS — podem fazer uma grande diferença. Pois, por meio delas, a loja alcança um número maior de pessoas que podem chegar até o negócio.
Dependendo das condições de preço, qualidade e de exclusividade — oferecidas pela loja de chinelos — o uso de tais ferramentas pode até mesmo compensar um ponto comercial pouco movimentado.
Como abrir uma loja online de chinelos
Diferente de uma loja física, as lojas virtuais não precisam lidar com os gastos relacionados a manutenção de um espaço físico para receber os seus clientes, o que acaba diminuindo os seus custos.
Além disso, como esse tipo de negócio pode atender pessoas do país inteiro, ele é um modelo interessante para quem deseja abrir uma loja de chinelos.
É necessário levar em consideração, porém, que, assim como ocorre com as lojas físicas, as virtuais também precisam buscar as devidas autorizações — emitidas pelos órgãos responsáveis — e elaborar um plano eficiente de marketing.
Continue a leitura e descubra como montar esse tipo de loja!
Registre um domínio
Diferente de um negócio físico, uma loja virtual não está localizada em uma rua. O seu endereço e o domínio do site em que ela está hospedada. Por isso, esse domínio precisa ser escolhido com muito cuidado. O ideal é que ele seja curto e fácil de lembrar, para que os usuários possam digitá-lo com facilidade e acessar a loja online.
Embora existam domínios gratuitos, e plataformas que ofereçam um domínio para seus usuários, esses tipos de endereços digitais costumam ter extensões que afetam negativamente a credibilidade do negócio em relação ao cliente, pois apresentam pouco profissionalismo.
Por essa razão, o ideal é que o empreendedor — que deseja saber como montar uma loja de chinelos — invista em um domínio com extensão .com ou .com.br.
Escolha uma plataforma
Para montar uma loja online de chinelos, o empreendedor precisa oferecer funções específicas aos clientes — como as páginas de produtos, os carrinhos de compras e os meios de pagamentos. Tais funções fazem parte da plataforma utilizada pelo negócio.
Uma vez que toda a experiência do usuário com a loja é feita por meio desta plataforma, ela precisa ser intuitiva o bastante para que os usuários naveguem por ela facilmente. Além disso, ela deve ter qualidade e ser bem configurada, para que erros não façam com que as páginas fiquem lentas.
Levando estes fatos em consideração, podemos dizer que a escolha da plataforma afeta diretamente os resultados da loja online de chinelos. Pensando nisso, separamos algumas das ferramentas mais utilizadas por lojistas virtuais para ajudar você nessa escolha. Acompanhe!
Wordpress;
Magento;
WooCommerce.
Tenha um estoque organizado
Quando o empreendedor monta uma loja online de chinelos, ele não precisa investir em um espaço físico para receber clientes. Apesar deste fato, o lojista ainda precisa de um local bem estruturado para armazenar seu estoque.
Espaço este que precisa apresentar condições para que os chinelos fiquem organizados e protegidos até o momento em que são vendidos e enviados para o cliente.
Invista no SEO
O Search Engine Optimization — SEO — pode ser descrito como um conjunto de práticas desenvolvidas com a finalidade de posicionar páginas de sites e blogs entre os primeiros resultados nos motores de busca, como o Google.
Graças a esta realidade, podemos dizer que esta ferramenta é indispensável para uma loja online de chinelos. Afinal, ao fazer uso dela, o negócio pode receber diariamente a visita de inúmeros clientes em potencial.
Uma vez que uma estratégia bem estruturada de SEO precisa levar em consideração uma série de fatores, o ideal é que ela seja desenvolvida e implementada por uma pessoa especializada.
A importância de um fornecedor de qualidade
Para que uma loja, seja ela física ou virtual, se mantenha em funcionamento, ela precisa ter acesso a produtos de qualidade por um preço que se encaixe em seu orçamento. As lojas de chinelos não são uma exceção a esta regra.
É por este motivo que um fornecedor qualificado, capaz de manter um fluxo constante de mercadorias, é tão importante. Sem esse suporte, as lojas podem acabar ficando desabastecidas, o que obviamente as impediria de operar.
Além disso, a qualidade dos chinelos, entregues pelo fornecedor e a maneira como ele trata os prazos, previamente acertados com a loja, fazem toda a diferença.
O que é natural, uma vez que vender chinelos pouco duráveis pode afetar negativamente a imagem de uma loja. Isso sem mencionar os transtornos que atrasos nas entregas podem acarretar.
Por estes motivos, o empreendedor — interessado em como montar uma loja de chinelos — precisa ter o cuidado de pesquisar o histórico de um fabricante, e a opinião de outras pessoas que compraram dele, antes de fechar qualquer contrato.
Neste contexto, a Arte Chinelos — que está no mercado desde de 2015 — surge como uma solução relevante. Conhecida por sua competência, pelo design único de seus chinelos e pela qualidade de seus produtos, a empresa está pronta para fornecer chinelos e sandálias elegantes e duráveis para todo o Brasil.
Entre em contato conosco e descubra nossas condições especiais!